Quem Somos?
Somos uma Equipa Local de Intervenção (ELI), que está integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI). O SNIPI é desenvolvido através da atuação coordenada dos três Ministérios: Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. A ELI é constituída por profissionais destes três Ministérios nas áreas da Medicina, Enfermagem, Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Fisioterapia e Serviço Social.
Que População Servimos?
Apoiamos as crianças dos 0 aos 6 anos dos concelhos de Santo Tirso e da Trofa com «Alterações nas funções ou estruturas do corpo» que limitam o normal desenvolvimento e a participação nas atividades típicas, tendo em conta os referenciais de desenvolvimento próprios, para a respetiva idade e contexto social ou que apresentem «Risco grave de atraso de desenvolvimento» pela existência de condições biológicas, psicoafectivas ou ambientais, que implicam uma alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento infantil.
O Que Fazemos?
Avaliamos, apoiamos e desenvolvemos, em conjunto com as famílias e/ou cuidadores/educadores, estratégias que promovam o desenvolvimento da criança.
Onde Fazemos?
A Intervenção é realizada no contexto de vida da criança como o domicílio, creche, ama e jardim de infância, dos concelhos de Santo Tirso e da Trofa.
Como Funcionamos?
Quando a equipa recebe a Ficha de Referenciação, um dos seus elementos contacta a família da criança sinalizada para marcar o acolhimento. Após o acolhimento, é marcada uma avaliação no contexto, na qual se identificam os recursos e necessidades da criança e da sua família. É elaborado um Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP), onde são delineadas estratégias e objetivos.
Quem Pode E Como Referenciar?
A referenciação à ELI pode ser efetuada por serviços de saúde, educativos, famílias, entre outros, preenchendo e enviando por email, correio ou pessoalmente, a Ficha de Referenciação, cujo link deixamos aqui à direita.